As cidades com até 50 mil habitantes terão até o dia 18 de setembro para participar do processo de aquisição equipamentos para construção e recuperação de estradas vicinais. A doação de máquinas faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Serão entregues 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladores às cidades escolhidas. O cadastramento é feito pelo site do MDA e as propostas selecionadas serão divulgadas no dia 19 de outubro. O número de habitantes dos municípios tem como base a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O objetivo da ação é oferecer melhores condições das estradas vicinais para a população rural. Na primeira fase, 1.299 cidades foram beneficiadas com 1.275 retroescavadeiras, com investimento de R$ 211 milhões.
O governo orienta que as cidades interessadas se organizem a participem por meio da modalidade associativa, quando uma proposta é apresentada por um grupo de municípios que administrariam as máquinas em conjunto.
A compra de novas máquinas deverá custar cerca de R$ 1 bilhão. |