Home
Buscar
   
17/10/2008
Governo facilita crédito para empresas de construção civil.
Fonte: G1
Resumo: O governo está preparando medidas para estimular a construção civil. O ministro da Fazenda reafirmou que não vai faltar crédito para as empresas exportadoras.
Empresas exportadoras que trazem dólares para o país. Hoje, são elas que mais estão sofrendo com a crise, sem crédito para financiar suas exportações. Para tentar, pelo menos, diminuir esse problema, o Banco Central decidiu que, quando fizer empréstimos em moeda estrangeira, vai exigir dos bancos que o dinheiro seja usado para dar crédito às empresas exportadoras.

“Não tem limite. Aquilo que for necessário. E, desta maneira, estaremos garantindo a continuidade das exportações brasileiras”, declarou o ministro Guido Mantega.

O Banco Central resolveu dar mais um estímulo para os grandes bancos ajudarem as pequenas instituições que possam ter problemas de caixa. Os grandes bancos poderão comprar papéis, títulos emitidos pelos menores. Além das carteiras de crédito, os empréstimos já autorizados.

Na avaliação do governo, os bancos não estão segurando o dinheiro do compulsório, parte dos depósitos que os bancos são obrigados a deixar com o Banco Central. Eles estão, sim, comprando carteiras de crédito.

“Os bancos não estão retendo, eles estão emprestando menos, talvez. Um volume menor de recursos, mas o recurso está fluindo”, afirma Guido Mantega.

O governo ainda insiste que não vai anunciar nenhum pacote, mas novas medidas já estão sendo estudadas novamente para a agricultura e também para a construção civil que, segundo o governo, não vai ter nenhum problema este ano.

As medidas são para evitar que a crise atinja o setor no ano que vem. São novas linhas de crédito para que os bancos repassem dinheiro para as construtoras.
Design Rua Osvaldo Américo Carneiro, 578 - Jd. Magalhães / São João da Boa Vista - SP
Fone/Fax: (19) 3631-0488 / 3631-7699
Copyright 2025 Baratão da Construção
Orçamento